6.10.15

Feira das Artes e Ofícios e Produtos Tradicionais da Euroregião


O território da Eurorregião tem uma base histórica e cultural comum que se reflete em diversos aspetos da vida quotidiana de cada uma das regiões. A “arte de feirar ou mercar” é comum ao Norte de Portugal e à Galiza e foi, ao longo dos tempos, a forma de promover trocas diretas e de desenvolvimento das localidades que tinham neste acontecimento de periodicidade semanal, quinzenal, mensal ou mesmoanual o momento de afirmação regional. Estas feiras ou mercados foram e são, ainda hoje, um palco de trocas de experiências de natureza comercial, etnográfica e cultural entre estes povos.

A Feira das Artes e Ofícios e Produtos Tradicionais da Eurorregião, que terá lugar no Campo da Feira de Barcelos, no próximo dia 11 de outubro, contará com cerca de 20 expositores desta vasta área territorial e servirá para afirmar a qualidade dos produtos de base tradicional que se produzem neste território.
Esta ação acontece em Barcelos, em virtude de ser o espaço onde se localiza o Centro de Mercados da Eurorregião, em virtude das responsabilidades históricas que Barcelos tem neste patamar das feiras e mercados tradicionais, uma vez que possui uma feira-tipo de como um evento dinamiza, promove e alavanca o desenvolvimento territorial.
As Feiras são mercados vivos da cultura rural, dos produtos da terra, do artesanato, das tradições gastronómicas e palcos onde os produtos de excelência encontram a sua base identitária.
Esta riqueza faz destes certames no Norte de Portugal e na Galiza argumentos diferenciadores de grande valor turístico que proporcionam experiências únicas de contacto com a cultura local.

Fonte:Município de Barcelos

Sem comentários: